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Dra Ana Luisa

9 estratégias para não engordar ao largar o cigarro

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Mais da metade das mulheres que param de fumar aumentam o peso, segundo o Ambulatório de Tabagismo do Instituto do Coração (Incor) de São Paulo – 57% delas, para dar o número exato. De acordo com a médica nutróloga Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento da capital paulista, alguns fatores podem contribuir com o ganho de peso – e é importante saber quais são esses mecanismos para você poder dribla-los. “Fazendo a coisa certa, dá até para emagrecer nesse período”, garante a médica.

O primeiro fator a levar em conta é a mudança no metabolismo já que nicotina acelera a queima de calorias. “Por isso, se continuar comendo como antes, o ganho de peso é quase certo”, alerta Ana Luiza Vilela. O segundo ponto é a melhora do paladar e do olfato, pois a nicotina e outras substâncias tóxicas do cigarro amortecem as papilas gustativas, deixando os alimentos sem sabor. Assim, na ausência dela, a comida volta a ficar apetitosa e cresce o risco de comer além da conta. A terceira questão é a oralidade: o alimento preenche a necessidade de ocupar a boca, recuperando parte do prazer do cigarro. Além disso, há a ansiedade. Quando bate aquela vontade louca de fumar, a pessoa corre para a geladeira. Por isso, para largar de vez o vício sem fazer o ponteiro da balança subir, é essencial seguir algumas estratégias.

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Fonte: Vougue 

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