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Dra Ana Luisa

10 erros que prejudicam o emagrecimento

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Deixar de beber água ou pular refeições são algumas atitudes que atrapalham a perda de peso

As temperaturas mais quentes fazem com que muitas pessoas passem a se preocupar com o “projeto verão”. Mas perder os quilinhos extras não é fácil, e mesmo fazendo dietas e exercícios regulares, ainda assim cometemos erros que acabam por nos sabotar e ir na contramão do resultado desejado. Pensando nisso, Ana Luísa Vilela, nutróloga de São Paulo (SP), listou os dez principais erros que atrapalham a perda de peso.

  1. Pular as refeições | “Muita gente deixa de tomar o café da manhã ou escapa do jantar na tentativa de perder peso e esse é um erro gravíssimo”, diz a nutróloga. “Nosso corpo trabalha com a programação metabólica e, ao deixar de se alimentar, na próxima refeição ele vai entender que precisa armazenar energia para não ser pego de surpresa novamente. Daí qualquer alimento que for ingerido será transformado em gordurinhas”.
  2.  Comer na frente de televisões ou do computadores | Apesar de ser um hábito muito comum entre a população, ele deve ser evitado. As refeições devem ser realizadas com tranquilidade e atenção. “Ao comer na frente da tv ou do computador você acaba não prestando atenção na quantidade que está comendo e acaba exagerando no prato. Além disso, no trabalho come-se com pressa. Assim você não mastiga direito, prejudicando a digestão, e não sente o sabor do alimento. O cérebro não entende que já está saciado e é preciso comer mais”.
  3. Exagerar nos carboidratos | A dupla arroz com feijão é o prato mais comum no Brasil e também muito nutritivo, mas deve ser limitado à apenas uma das refeições diárias. “Além disso, a combinação de arroz e batata, por exemplo, é bastante calórica”, comenta.
  4. Trocar o refrigerante pelo suco industrializado | Muitos acham que optar pelo suco de caixinha ao invés do refrigerante gaseificado é mais saudável. Mas, isso nem sempre é verdade, afinal, as bebidas industrializadas, mesmo à base de frutas, possuem um alto teor de sódio e açúcar. Por isso, é importante ficar de olho nos rótulos e, sempre que possível, optar por sucos naturais e, de preferência, sem adição de açúcar.
  5. Deixar de  beber água | O organismo precisa se manter hidratado para funcionar corretamente. Além disso, o cérebro pode confundir sede e fome, e enviar uma mensagem falsa de que é preciso comer quando, na verdade, o que você precisa apenas beber água. “E água, além de dar saciedade, ajuda a limpar as toxinas e não tem calorias.
  6. Deixar o emocional controlar a fome | Depois de um dia difícil, muitas vezes acabamos por nos compensar com doces ou alimentos calóricos, com a desculpa do “hoje eu mereço”, mas esse hábito não é nada saudável. “É preciso saber distinguir a fome emocional da fome de verdade. Ao entender que a vontade de comer não é realmente uma necessidade física e conseguir resistir às tentações, você dá um grande passo na direção do emagrecimento saudável”, acrescenta a nutróloga.
  7. Substituir refeições por shakes | Apesar de serem práticos e rápidos de preparar, não devem ser consumidos de forma desenfreada, correndo o risco de deixar os rins sobrecarregados, procurando sempre maneirar em sua ingestão.
  8. Deixar de comer fibras | Frutas, legumes, verduras e grãos precisam estar presente em praticamente todas as refeições. Ricos em fibras, eles promovem a sensação de saciedade e evitam a fome fora de hora.
  9. Comer doce na sobremesa todos os dias | “Você pode comer um docinho… de vez em quando! Se quer realmente emagrecer, tem que fazer o sacrifício e aprender a provar porções menores e esporádicas, preferencialmente feitas com frutas e gelatina e sem muita gordura, como massas folhadas, creme chantilly e creme de avelã”, aconselha.
  10. Comer petiscos de mais durante o dia | Quem não consegue controlar a quantidade de pequenos doces durante o dia, acaba engordando. De bala em bala, um biscoito aqui outro ali, a perda de peso fica comprometida. “É preciso atenção com a quantidade e a qualidade do que vai beliscar. Mesmo alimentos com cara de saudável, como as barras de cereal, podem ser prejudiciais para o processo de emagrecimento.

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